Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Regresso às aulas

por cheia, em 14.04.20

O regresso às aulas

 

Hoje, alguns alunos voltaram às aulas

Mas, desta vez, com as salas de aula fechadas

O confinamento fez dar um salto no andamento

Todos receamos mandar as nossas crianças para a sala de aula

Todos tememos pela sua e nossa saúde

Mas há sempre quem ponha objeções

E do que mais falam são das desigualdades

Como se neste país nunca tivesse havido desigualdades

Como se só houvesse desigualdades na escola

No resto, são só igualdades

Todos temos boas casas, bons carros, bons empregos

Todos podemos escolher bons colégios, de onde saem a falar francês, alemão, inglês

É o que nos vendem os políticos, defensores do direito de escolha

Só não nos conseguem dizer, como o fazer, nos Concelhos do interior, onde a única escolha, que temos, é o ensino público

Foi preciso o Covid,19 forçar o ensino a distância, para todos notarem que havia desigualdades

Ainda bem que conseguiram concluir que há desigualdades, já que nas salas de aulas nunca ninguém tinha dado por elas!

As desigualdades começam, ainda, antes do nascimento

Depois, uns ficam com amas ou avós, sem interação com outras crianças

Enquanto outros vão para creches ou jardins-de-infância com todas as condições

Não façam das desigualdades um cavalo de batalha, para não fazerem nada

Aproveitem, este salto forçado, para tentarem reduzi-las.

 

José  Silva Costa

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:08


22 comentários

Sem imagem de perfil

De C.C. a 14.04.2020 às 18:33

Vivemos tempos, que a maioria de nós nunca viu!
Eu sei, já estamos nisto faz algum tempo, mas custa habituar!
Esperemos que os alunos em casa consigam efectivamente estudar e serem assíduos às aulas que passam na televisão!
Vai ser complicado!
Imagem de perfil

De cheia a 14.04.2020 às 19:02

Temos de nos habituar. Sempre é melhor do que estarem todo o tempo a jogarem ou a falarem com os amigos, nas redes sociais.
Boa noite
Um grande abraço
Imagem de perfil

De MJP a 14.04.2020 às 20:47

Tem toda a razão, José!
Boa noite!
Imagem de perfil

De cheia a 14.04.2020 às 22:37

Temos de tentar manter as crianças ocupadas, não estamos em condições de escolher soluções ótimas. E, até pode acontecer que algumas crianças tenham oportunidade de ter contato com a informática, mais cedo.

Boa noite
Imagem de perfil

De Maria a 14.04.2020 às 21:21

Ao menos estão ocupados e sempre podem assimilar alguns conteúdos. Não ha outra forma de ensino por isso, que remédio, há que levar a sério. Mas ja ouvi tantas reclamações, parece que não assimilaram a dimensão do problema.
Boa noite
Imagem de perfil

De cheia a 14.04.2020 às 22:27

Com todo este confinamento, não podemos esperar por condições ótimas, temos de nos adaptar.

Boa semana
Imagem de perfil

De Rute Justino a 14.04.2020 às 21:27

Muito bem mais uma vez
Imagem de perfil

De cheia a 14.04.2020 às 22:23

Muito obrigado!

Boa semana
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 14.04.2020 às 21:31

Vamos reduzir as desigualdades!!
Goste muito desta partilha José!

Beijinhos
Uma Noite Feliz
Imagem de perfil

De cheia a 14.04.2020 às 22:22

Parece que alguns Municípios já disponibilizaram material informático, para os filhos dos seus munícipes, o que é uma boa notícia.

Boa noite
Imagem de perfil

De jabeiteslp a 15.04.2020 às 09:45

Sagaz e perspicaz letras José

Um bom dia pra vocês '__`))

Imagem de perfil

De cheia a 15.04.2020 às 21:18

Têm de tentar entreter os alunos.

Boa noite para vocês
Imagem de perfil

De Isa Nascimento a 15.04.2020 às 17:52

Gostei muito desta reflexão poética tão pertinente!
A verdade (infelizmente) é que esta situação veio agravar tudo o que já era mau no nosso país, especialmente as desigualdades sociais... Estou pouco positiva em relação a qualquer melhoria futura deste fosso que agora se agiganta
Mas também não me ocorre qualquer alternativa mais justa e igualitária para retomar as aulas de forma não presencial.
Dia seguro José
Imagem de perfil

De cheia a 15.04.2020 às 20:41

Tem toda a razão! Parecia que estávamos a caminhar para défices positivos, o que seria muito bom, porque não devemos gastar mais do que o que temos.
Por outro lado, diziam que iam baixar a divida, o que também seria ótimo, uma vez que pagamos muito, de juros. De um dia para o outro, mais divida, mais défice, mais desemprego, mais miséria.
Retomar as aulas, é uma tentativa de ocupar os alunos.

Boa noite
Imagem de perfil

De HD a 15.04.2020 às 20:44

Fiquei algo desconfiado nas ações de apoio que prometeram aos alunos mais carenciados que não têm acesso a computadores e internet... :-\
Imagem de perfil

De cheia a 15.04.2020 às 20:57

Espero que seja uma oportunidade, para que cumpram as promessas, fazendo com que todos tenham acesso a computadores e internet.
Imagem de perfil

De Sarin a 16.04.2020 às 23:50

A sala de aula era um nivelador de algumas desigualdades - das crianças que só na escola tinham um espaço seu, que só na escola tinham refeições a horas, que só na escola tinham direitos e deveres. Ainda hoje assim é.
Por isso sim às aulas mas não às avaliações. Não nestas condições.
E sim, mexamo-nos para eliminar tantas desigualdades.
Boa noite :)
Imagem de perfil

De cheia a 17.04.2020 às 21:31

A sala de aula é muito importante. Mas, nas atuais condições, o ensino a distância é uma solução, para que as crianças não fiquem o resto do ano letivo, sem fazer nada.O recurso às novas tecnologias, também, serviu para alertar para as desigualdades. Algumas Câmaras criaram soluções inovadoras, para as crianças até ao quarto ano.
Imagem de perfil

De Sarin a 17.04.2020 às 21:41

Tem de haver soluções de compromisso, porque as crianças não podem ficar tantos meses sem acompanhamento. Mas avaliar a aprendizagem nestas condições apenas aumentará as desigualdades que a sala de aulas atenuava - e aumentará de forma duradoura, pois as notas atribuídas ficarão atribuídas...

Esperemos que se consigam atenuar as diferenças logísticas, pelo menos.
E que os que, há 10 anos, vetaram a continuidade do programa de modernização não voltem a gritar "despesismo".

Boa noite, caro cheia
Imagem de perfil

De cheia a 18.04.2020 às 18:11

Espero que haja bom senso e que consigam que os alunos sejam o menos prejudicados, possível.
Quando é para investir no ensino é "despesismo", mas para construir campos de futebol, todos batem palmas.

Bom fim-de-semana



Sem imagem de perfil

De voza0db a 20.04.2020 às 11:55

Olhando em redor, só posso concluir que o investimento no "ensino" tem sido um total e absoluto desperdício.
Sem imagem de perfil

De voza0db a 20.04.2020 às 11:53

"Todos receamos mandar as nossas crianças para a sala de aula

Todos tememos pela sua e nossa saúde"

Por onde é que andavam todos estes paizinhos receosos nas últimas décadas é que eu adorava saber...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D